Muitos livros trazem a área jurídica como cenário. Temas ligados a justiça, direito e advocacia encantam os leitores em tramas sofisticadas e envolventes. Elas ultrapassam os livros técnicos e invadem a literatura, dos clássicos aos best-sellers.

Confira uma lista com 5 livros apaixonantes para amantes do direito segundo profissionais da área:

  1. O Sol é Para Todos – Harper Lee
    Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. Vencedor do Prêmio Pulitzer em 1960
  2. O Processo – Franz Kafka
    Livro de cabeceira de muitos advogados da área criminal, o livro traz a história de uma pessoa que é processada sem saber o motivo. Na sua luta para descobrir por que o acusam, por quem é acusado e que lei ampara a acusação, K. defronta permanentemente com a impossibilidade de escolher um caminho que lhe pareça sensato ou lógico, pois o processo de que é vítima segue leis próprias: as leis do arbítrio.
  3. Crime e Castigo – Fiódor Dostoiévski
    Narra a história de Rodion Românovitch Raskólnikov, um jovem estudante que comete um assassinato e se vê perseguido por sua incapacidade – causada pelo remorso e o medo da punição – de continuar sua vida após o crime.
  4. A Firma – John Grisham
    Escrito nos anos 90, o best-seller retrata o cotidiano de grandes escritórios de advocacia, com todo o trabalho, a pressão e o glamour que isso representava.
  5. Acima de Qualquer Suspeita – Scott Turow
    Conta a história de um promotor público que investiga um assassinato de uma advogada. O promotor público Rusty Sabich é designado para um caso que pode marcar para sempre sua carreira: em meio à campanha de reeleição de seu chefe, pressionado por resultados, ele precisa descobrir quem é o responsável pelo assassinato da colega Carolyn Polhemus. Mas além de dividir o escritório com Rusty, a bela, sensual e jovem advogada também repartia sua cama. E o ambicioso — e casado — promotor parece disposto a tudo para esconder esta informação da justiça. Até que se torna o principal suspeito. Agora Rusty enfrenta a corte sob uma nova perspectiva: a de acusado. E uma batalha de egos e ambições políticas toma conta do tribunal. Cada lado vai distorcer fatos, comprometer evidências e utilizar cada artimanha processual para garantir a vitória. Turow, como advogado e promotor experiente, mandou benzaço na obra.

Boas dicas, não é? E você, tem uma trama envolvendo crimes, justiça, advocacia e tribunais preferida?

 

× Como posso ajudar?